GESAR / Sobre o GESAR


Sobre o GESAR



O GESAR (Grupo de Estudos e Simulações Ambientais em Reservatórios) foi criado em 2005 a partir de um projeto de P&D conduzido por FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS e encomendado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O projeto teve por objetivo o desenvolvimento de um software de qualidade comercial - FERSim - para a simulação da incorporação de biomassa no enchimento de reservatórios de usinas hidrelétricas. Instalado nas dependências da Faculdade de Engenharia da UERJ, o GESAR contou com investimentos iniciais em valor que ultrapassa os quatro milhões de reais, e que o dotaram de capacidade para realizar a maior parte dos estudos limnológicos necessários ao monitoramento de corpos hídricos, bem como de capacidade computacional para realizar simulações tridimensionais da dinâmica dos mesmos.

Atualmente, o GESAR mantêm parcerias com o CWR - Center for Water Research (Austrália), UNA - Universidad Nacional de Asunción (Paraguai), TU Delft - Universidade Tecnológica de Delft (Holanda), LTCM/EPFL - Laboratoire de Transfert de Chaleur et de Masse (Suiça), ULB - Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica), Universitè; du Havre (França), University of Edinburgh (Reino Unido, Escócia), University of Glasglow (Reino Unido, Escócia) e University of Strathclyde (Reino Unido, Escócia).

Além de estudos que fazem uso da química analítica e que envolvam o tratamento de dados, o GESAR tem forte vocação para a pesquisa básica e aplicada em todas as áreas que envolvam a simulação numérica de problemas relacionados à mecânica e eletrodinâmica do contínuo, biologia teórica, etc. Conta, para isso, com um simulador de elementos finitos desenvolvido em linguagem C++, o qual hoje possui mais de 20.000 linhas de código. O simulador tem capacidade para tratar problemas em 2 e 3 dimensões, dependentes do tempo, incluindo problemas multifásicos e de transporte de grandezas escalares, como sedimentos, surfactantes e contaminantes. O grupo já realizou diversos projetos de pesquisa aplicada fomentado por Furnas, CNPq, CAPES, Finep e Faperj, atingindo o montante aproximado de R$ 10.000.000,00 reais.

Sendo hoje uma UDT - Unidade de Desenvolvimento Tecnológico da UERJ, o GESAR está capacitado a intermediar e administrar projetos de parceria com os setores público e privado de modo autônomo, além de ser um pilar para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da universidade PPG-EM/UERJ). O PPG-EM oferecia, inicialmente, apenas programas de mestrado acadêmico. No entanto, a partir de 2010 foram instaurados os programas de doutoramento.


Logos do GESAR


Clique aqui para accessar o repositório de arquivos com o logo do GESAR.

Site do GESAR


Esta última versão do site do GESAR website foi desenvolvida pelos ex-alunos de mestrado Lívia Corrêa e Leandro Marques, com a supervisão do professor Daniel Chalhub. O conteúdo disponível no site foi fornecido por todos os membros de nossa equipe, em especial nossos ex-alunos Gustavo Anjos, Gustavo Oliveira, Eduardo Vitral e Danillo Soares.